Saravá à todos!
Sacerdotes e Irmãos...
Constantemente dizemos ser
perseguidos e descriminados e o que fazemos para mudar esta situação?! Aqui a
oportunidade de modificar nossa realidade, nos unindo e prestigiando
iniciativas como esta, e mostrando que somos numerosos. Então, segue convite
para Sessão Plenária na Câmara de Vereadores de Campinas sobre a Umbanda. Por
favor, compareçam para debatermos sobre nossa religião.
Abaixo mais informações da
importância deste evento à nossa Umbanda e sua magnitude.
Divulguem em suas casas e
redes sociais!
À Luz de Nzambi!
CONGRESSO NACIONAL DE UMBANDA
O que é o Congresso Nacional de Umbanda?
O Congresso Nacional de Umbanda é uma forma de agregar a pluralidade dentro da religião de Umbanda. Respeitando as várias formas de manifestação e de trabalhos litúrgicos existentes nas diversas vertentes dentro da Religião de Umbanda. Os assuntos em questão são extremamente relevantes, sendo assim, trata-se de uma questão Nacional e não apenas Estadual ou Municipal. Criarmos um documento enfatizando o que é Umbanda, com respostas a vários temas relevantes, não só irá definir o que é Umbanda, como dará uma notoriedade importante diante de qualquer questão. Após este documento ser elaborado teremos fonte rica para o crescimento da religião de Umbanda.
Objetivo
O objetivo do Congresso
Nacional de Umbanda é de fortalecer o crescimento da religião, onde através de
uma base sólida, poderemos definitivamente criar uma identidade única e
exclusivamente Umbandista. A “Carta Magna de Umbanda” será um importante
documento, onde todos os Órgãos Federativos, Catedráticos da Religião, Escolas
de Umbanda, Imprensa, assinarão tendo validade em todo o território Nacional.
O objetivo é ter este
importante documento “Carta Magna de Umbanda” reconhecida por Lei, sendo levada
a Órgãos Governamentais, onde de maneira definitiva estaremos organizados
em nossa base, social e política. Servirá ainda para ser afixada na parede de
todos os templos de Umbanda onde todos observarão o quão importante é a
Religião de Umbanda, mostrando para a opinião pública a resposta do que é esta
grande Religião. Ressaltando que temos o dever de possuirmos representatividade
política! Ainda todo candidato político deverá se comprometer com a Carta Magna
de Umbanda, desta maneira estaremos nos protegendo de oportunistas que se
apresentam como religiosos de Umbanda, porém, não o são!
CARTA MAGNA DE UMBANDA
**Todas as propostas aqui
elaboradas não estão finalizadas, são para apreciação e avaliação para
traçarmos as melhores formas de abordar os temas.
- A Umbanda é religião e tem
em seus fundamentos a base na crença em um Único Deus, e sua
estrutura se estende através do panteão de forças que cremos em nossa liturgia,
os Orixás.
- Acreditamos nos espíritos da
Umbanda com suas linhas e sublinhas, onde os denominamos de guias espirituais.
- Dando por verdade que a
religião teve as influências das filosofias Indígena, Africana, Kardecista e
Católica.
- Cremos em Oxalá - Jesus
Cristo e seguimos seus ensinamentos.
- Possui sacramentos e ritos
próprios de batismo, casamento e fúnebre.
- A Umbanda é uma religião de
culto a natureza através dos Orixás, sendo assim é uma religião ecológica.
- Seus ritos são realizados
através de orações, que podem ser cantadas, ritmadas com a utilização de
instrumentos musicais.
- Todos estes aspectos dentro
da religião de Umbanda se sustentam como fonte de atuação através da prática
caritativa, assistencialista e religiosa aos que a ela recorrem.
- A Umbanda atua na elevação e
educação religiosa praticando trabalhos que visam a evolução do ser humano.
- Entende-se que a religião de
Umbanda, respeitando suas influências, é genuinamente brasileira, com duas
características em sua origem:
* Primeira- que ela é milenar
em suas atribuições espirituais em relação a manifestações.
* Segunda– que se iniciou
através do Médium Zélio Fernandino de Moraes com a terminologia Umbanda, em 15
de Novembro de 1908, em Neves, Niterói, através do Caboclo das Sete
Encruzilhadas. Ainda o médium Zélio teve a manifestação de Pai Antônio, que nos
trouxe o sincretismo dos Orixás.
- A Umbanda se pratica por
meio da doação pessoal, onde os médiuns de forma voluntária atuam na ajuda
mutua, visando a Caridade.
- Possuem compromisso, onde a
responsabilidade é o alicerce ético na prática religiosa no combate do baixo
espiritismo.
A Umbanda é: Doação,
Caridade, Compromisso, Prosperidade.
Doação - A Umbanda tem no
voluntariado a forma de crescimento natural da religião, onde a participação se
faz fundamental.
Caridade - A ação
caritativa é uma das formas da elevação do espírito. Fora da caridade não
existe a compreensão da missão evolutiva do religioso de Umbanda.
Compromisso - A Umbanda
tem no médium compromissado com o bem, com a verdade, com a lealdade, com a caridade,
com a entrega pessoal, com o respeito, a essência do verdadeiro religioso como
forma de evolução.
Prosperidade - A
Umbanda defende que todo seguidor da religião deve ser prospero. A prosperidade
se da pelo esforço constante do conhecimento e trabalho individual, onde
amparado por sua fé conquista seus objetivos.
Racismo
A Umbanda é uma religião
brasileira e assim como seu povo que é miscigenado, existindo a representação
de várias raças. A Umbanda é o exemplo inter-racial e responde por ela mesma,
pois tem em sua base o negro o indígena e o europeu. Mostra-se como exemplo de
cultura e educação, coibindo qualquer forma preconceituosa.
Homossexualidade
Na Umbanda todo ser humano é visto como irmão (a) espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual. Assim a religião entende e acolhe espíritos e não o gênero. Discriminação e preconceito, não são ensinados pelos nossos guias, entendendo que a Umbanda acolhe a todos.
Encarnamos com propósitos e
escolhas, sendo fundamental respeitarmos o livre arbítrio da escolha pessoal de
cada indivíduo.
Drogas
Todos que recorrem aos vários
Templos de Umbanda encontrarão o lado assistencialista. O dependente químico
deve ser tratado sem aspectos preconceituosos, tendo total assistência por
parte da religião de Umbanda.
A Umbanda respeita a vontade
do individuo em buscar e aceitar o tratamento espiritual. Deve ser observado e
respeitado nos tratamentos, o lado psicológico, o comprometimento químico e
atenção espiritual para o dependente e sua família.
Eutanásia / Suicídio
A Umbanda, por valorizar a vida, nos aspectos terreno e espiritual, entende que a passagem deve ser natural, respeitando a Lei do carma e aprendizados importantes ao espírito.Só o Criador através de Sua Onisciência, Onipresença e Onipotência sabe o momento do desenlace carnal daquele indivíduo.Práticas que atentam contra a vida, seja de que forma for, não são aceitas pela religião de Umbanda.
Aborto
Entende-se que a partir da
concepção já existe vida, um espírito que anseia por sua evolução.As
observações dos resgates espirituais, através dos acontecimentos, necessitam
ser levados em consideração. A Umbanda é contra a prática do aborto; porém,
quando existe o risco de morte da mãe, o arbítrio deve ser dela. O
aconselhamento direto com os guias de Umbanda é fundamental para que as ações
sejam feitas sempre baseadas na espiritualidade.
Violência doméstica
A Umbanda não aceita qualquer
forma de violência doméstica, atendendo aos parâmetros da legislação vigente
com destaque para: Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente, Leis
de proteção à mulher e a Carta das Nações Unidas (ONU), onde os direitos da
pessoa humana devem ser preservados, combatendo qualquer tipo de violência
doméstica
O papel da mulher na
sociedade
A Umbanda defende o direito de
igualdade, onde a mulher deve ocupar qualquer posição com o mesmo tratamento.
As mulheres na Umbanda estão em todos os níveis hierárquicos da religião,
mostrando a toda sociedade o exemplo a ser seguido. Entendemos que a religião
de Umbanda é exemplo a todos os segmentos religiosos, pois valorizamos as
mulheres em seu exercício sacerdotal.
Pedofilia / Maus tratos
A Umbanda não aceita qualquer forma de ato que atente contra a criança e o adolescente, em especial os casos de pedofilia e maus tratos, e defende que as Leis já estabelecidas devam ser aplicadas. Pessoas que possuem desvio de conduta podem estar sendo obsidiadas, ou mesmo necessitam de acompanhamento psicológico, unido de orientação espiritual.
Posicionamento e ética em
relação à Umbanda e outras religiões
A Umbanda traz em si a base
religiosa que deve ser respeitada. Amar, respeitar, não julgar, não caluniar,
atuar sempre com verdade, na base do bem, da educação e da elevação. O
posicionamento ético em qualquer religião deve se basear em tais atributos, manifestado
pelo verdadeiro religioso de Umbanda. Sobre a questão inter-religiosa a Umbanda
respeita todas as religiões e busca o Estado Laico, não discriminando nenhum
tipo de manifestação religiosa que vise o respeito e evolução do ser humano.
Sobre os médiuns e
assistidos
Os médiuns e assistidos em
geral são vistos como religiosos e devem agir como tal, acreditando em Deus,
nos Orixás e guias espirituais, possuir os atributos da Fé, amar seu
semelhante, não julgar, jamais caluniar, ser um pacificador, estar a serviço do
bem e jamais utilizar o seu conhecimento de forma torpe. Estes atributos são
posicionamentos éticos para todos que comungam da Fé de Umbanda.
Candidatos à política
na Umbanda
A Umbanda exige que todo candidato que se apresente dentro da religião, concorde, se comprometa e assine documento público com o compromisso de seguir a “Carta Magna de Umbanda”. Assumindo sua posição expondo em seu próprio site, blog e em suas redes sociais. Entendendo que este documento protege a religião de oportunistas e pessoas mal intencionadas. Para tanto, a religião deve estar apontando qualquer tipo de possível desvio de comportamento do possível representante da religião.
Ensino religioso
A Umbanda defende o
ensino religioso nas escolas de forma ecumênica, porém, enfatiza a inclusão da
Carta Magna de Umbanda como fonte didática e a música umbandista como forma de
inclusão social. Assim como as demais religiões, a Umbanda passa a ter um
documento que esclarece de forma objetiva sua base.
Conceitos, Umbanda no Mundo
e Jurídicos.
A Umbanda não aceita e não compactua com trabalhos de ordem trevosa, não faz amarração, ou atua de maneira que corrompa a base da família. Não cobra trabalhos caritativos de atendimento e aconselhamento, porém, temos que ter ressalva em relação aos elementos ritualísticos utilizados. A Umbanda esta em vários Países do Mundo, levando a Paz e a Elevação de uma Religião que defende os direitos pela igualdade, respeitando a pluralidade de cada Nação. As bases da “Carta Magna de Umbanda” são os princípios seguidos por religiosos de Umbanda pelo Mundo.
A Umbanda como religião
ecológica, tem em seus seguidores os defensores da natureza. Entendemos
que o Orixá é a força da natureza em nosso planeta e manifestação do Criador em
nós. Sendo o nosso maior altar a própria natureza. Observamos que não
cabe á nenhum umbandista cultuar despachos em zonas publica urbano, visto que
os pontos de irradiação estão juntos a natureza. Sabemos da
necessidade de fazer oferendas ao povo da rua, nossos exus e
pombagiras, porém é importante que haja o
levantamento dos despachos antes do raiar do dia, respeitando as pessoas que
professam outras crenças e a ordem publica.
Do ponto de vista
administrativo jurídico - A Carta Magna de Umbanda defende a
necessidade de organização jurídica e administrativa, no que diz respeito a
organização dos templos e federações.
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