Professor "Pardal", com essa ratificação quero mais uma vez expressar meus sinceros agradecimentos por essa tremenda ajuda que continua fora dos muros escolares e relembrar que
TODOS OS DIAS SÃO PARA ESTAR EM BOA COMAPANHIA
Estou confiante em que suas ações estarão envolvidas em paz e alegria. Durante a nossa jornada, vamos nos aproximando das pessoas, primeiramente na família, e depois na escola, no trabalho e na própria comunidade em que estivemos inseridos. Embora conhecemos muitas pessoas, somente algumas delas serão nossas companheiras, aquelas que estarão mais próximas de nós em variados momentos da existência. Algumas chegam, outras vão, mas sempre teremos, em maior ou menor número, pessoas que estarão dispostas a nos acompanhar. Essa seleção se dá pela afinidade. Uma pessoa com idéias criminosas procurará estar acompanhada de alguém que partilhe das mesmas intenções. Já uma pessoa interessada em assuntos científicos procurará companhias afins. Os que gostam dos alcoólicos procurarão pessoas de semelhante gosto.
Observe que a nossa felicidade também depende do tipo de amizades que escolhemos. Por isso, há necessidade de escolher nossas companhias, pois ninguém é tão independente e pleno que não corra o perigo de contaminar-se, com aqueles que estagiam e se comprazem na delinqüência ou insensatez viciosa. Isso que dizer que as companhias que temos podem influenciar positiva ou negativamente a nossa vida. E poderíamos completar: junte-se aos maus e se tornará um deles. É claro que não devemos tratar as pessoas menos felizes com indiferença e descaso. Chico Xavier visitava, amiúde, as casas de prostituição e os presídios, levando palavras de amparo, esperança e solidariedade.
Se quisermos melhorar a nossa vida, passamos a melhorar a qualidade das nossas companhias. Aproxime-se dos bons, dos que apreciam as artes, a cultura, a ética, a educação, os nobres princípios morais e religiosos. Frequentemos os ambientes de estudo, os grupos de autoconhecimento e de desenvolvimento espiritual, as instituições que propiciam serviços beneficentes, enfim, você encontrará muitas oportunidades de conhecer pessoas nobres que enriquecerão sua vida. Não são pessoas santas, por certo, mas comprometidas com objetivos superiores. Tudo na vida está à nossa disposição, o Universo é rica, abundante, basta que saibamos procurar as riquezas espirituais nas fontes certas. A amizade é uma benção em nossa vida, estar cercado de boas pessoas só enriquecerá nossa existência.
Ninguém é tão perfeito que possa dispensar o auxílio do outro para progredir. Esteja em companhia dos alegres, e a alegria se fará presente em sua vida. Permaneça ao lado das pessoas otimistas, e a fé nascerá em seu caminho. Escolha a companhia dos cultos e a sabedoria chegará até você. Junte-se aos solidários e a solidão deixará você. Perceba que escolher boas companhias é escolher uma vida de alegria e felicidade. Entretanto, sempre que a vida o situar ao lado de alguém que não lhe pareça boa companhia, procure irradiar bondade e simpatia, a fim de que você conquiste um novo amigo pelo amor que há em seu coração.
Ao justo, sábio, mediador natural Professor Rafael Bortone Motta Júnior, quero dizer que as pessoas que cruzam o meu caminho me proporcionam aprendizados importantes.
Muito obrigado, Professor Rafael.
Nenhum comentário:
Postar um comentário